Uma das frases que eu mais digo é: “o que é óbvio para mim, não é óbvio para você e vice-versa”.
E foi partindo deste princípio que passei a aplicar a metodologia de modelagem para negócios, o Business Model Generation, popularmente conhecido como canvas e bastante utilizado em startups de tecnologia.
Este modelo de planejamento tem feito a diferença na vida dos nossos clientes. Por quê? Ele pode ser aplicado para qualquer empresa e projeto, independente do ramo de atuação. A maioria das empresas que nos procuram não possuem planejamento. Colocam o negócio para andar e, em um determinado momento, notam que precisam se organizar, estruturar e têm dificuldades para enxergar um pouco além do que está acontecendo. Com ele é possível definir de um modo prático, visual e sistêmico pontos essenciais como a proposta de valor, público-alvo, canais de comunicação, linguagem, parcerias, atividades e recursos principais, fluxo de despesas e receitas. Ou seja, uma visão geral completa do negócio, observando o presente, ações emergenciais e de longo prazo.
Aplicamos o canvas tanto para ajudar as empresas a definirem seus modelos, estratégias, como para identificar, remodelar, inovar. Ele é um excelente guia. Além disso, o planejamento é o nosso principal aliado para o entendimento das micro e pequenas empresas em relação a comunicação digital. Vivemos um processo de educar o cliente a compreender quais são as melhores práticas e estratégias para o momento em que se encontra a sua empresa.
Se você se identificou com esse texto e precisa de ajuda, fale com a gente!
Renata Galvão é empreendedora e tem paixão em solucionar os desafios enfrentados por empresas em diversas fases de sua trajetória! Clique aqui e acesse o perfil completo no LinkedIn! 😉