Ou qualquer ferramenta de mensagens que permita bate-papo, como Messenger, Telegram, entre outros
Embora cada ferramenta tenha uma especificidade, as técnicas e o conceito em geral serão os mesmos a serem aplicados neste tipo de marketing. O consumidor mudou o comportamento, então nada mais natural que a maneira de chegar até ele também mude.
Podemos considerar o marketing voltado para aplicativos de mensagens uma evolução do inbound marketing. Não é mais esperado um contato por email, telefone, por exemplo. Com a vida mais acelerada e de forma mais ansiosa, todos queremos receber as informações na palma de nossas mãos. Então nada melhor que usar esse tipo de mensagem.
Empresa e amigos estão interligados no mesmo ambiente virtual
É preciso estar onde o cliente está, e todo mundo está quase o tempo todo no celular. Outras dicas importantes são: criar um relacionamento duradouro, de forma humanizada, construindo confiança.
Seu lead já está habituado àquele ambiente, sendo o Whatsapp um dos aplicativos mais populares no mundo. A velocidade de comunicação é muito maior, e a grande maioria das pessoas presta mais atenção ao app do que ao email, por exemplo.
Estratégias
E-commerce – É possível usar o Whatsapp para recuperar uma venda não finalizada, quando a pessoa chega até a reta final, colocando produtos no carrinho, mas não finaliza a compra.
Usar no pós compra, mostrando ao cliente que está tudo certo e dando um acompanhamento sobre o produto que ele comprou. Até mesmo depois de ter sido entregue a compra, pode ser de bom tom pedir uma avaliação da experiência do cliente. Existem vários pontos de contato possíveis durante a compra.
Geração de leads – Ao fazer o download de algum material, a entrega pode ser feita pelo Whatsapp, uma maneira mais próxima e eficaz de deixar seu lead com o material que ele pediu.
Ferramentas de delivery – É praticamente a mesma ideia do e-commerce, na qual você vai mantendo o contato com o cliente em várias etapas do processo de compra. O importante é manter essa relação com o seu cliente sem tirá-lo de onde ele já está.
Follow-up de vendas – É possível fazer de forma automatizada ou até entregar algum conteúdo específico, mantendo a relação, e seguindo da forma mais confortável para o lado do consumidor.
Não faça spam
Um dos pontos mais importantes! Não mande conteúdo para pessoas que não são seus clientes, ou que não permitiram esse contato pelo Whatsapp. Caso aconteça você pode perder seu número comercial e jogar fora toda sua credibilidade e relação com os leads.
A conversa pelo aplicativo de mensagens deve ser sempre feita a partir do segundo contato, após um cadastro no seu site, ao colocar produtos no carrinhos, ou ainda após uma reunião de negócios.
Mantenha a personalização
Pelo app, no seu celular, você conversa com amigos, famílias, entre outros. Não faz sentido chegar uma mensagem que se pareça um email, ou que não seja pessoal. Isso pode afastar o possível cliente, o levando a denunciar o número, ou até a cortar contato.
Transpareça que cada mensagem é feita sob medida e sempre com permissão do outro lado para o contato direto, sempre perguntando no site, ou em outros meios, se a pessoa aceita receber novidades sobre seu negócio, por exemplo. Sendo algo combinado entre vocês.
Soluções
Whatsapp Business API – ferramenta que necessita de um investimento mais alto, mas como vantagem é possível enviar mensagens ativas, tendo que passar por um crivo da empresa de mensagens. Para cada mensagem ativa você paga um preço, além de pagar pelas mensagens recebidas dentro do prazo de 24 horas. As maiores empresas utilizam, devido ao custo, dessa solução. Como é um canal oficial tem mais possibilidades.
Soluções que simulam o Whatsappweb, como a da Octadesk, possuem algumas limitações, mas podem ser uma boa saída. Um time inteiro pode usar o mesmo número, facilitando o trabalho de atendimento.
O custo é único, não dependendo do número de mensagens recebidas ou enviadas. A desvantagem é que não é possível mandar uma mensagem ativa para vários clientes, até evitando problemas já falados aqui, como a perda do número após denúncias de spam.
Caso você queira ajuda para modernizar seu atendimento, a Empreiteira Digital pode te ajudar a encontrar a melhor solução.
O Whatsapp Business é gratuito, te ajuda a dar os primeiros passos, mas apresenta limites de automação, personalização, sendo um bom começo.
Usar seu site para criar um espaço, com bots, possibilitando um chat pode também ser uma solução satisfatória, dependendo do seu volume de atendimentos.