O convívio em sociedade requer algumas regras para respeito e boa comunhão com o próximo. Por isso, é preciso a implementação de algumas leis, a fim de instituir limitações do que não se deve fazer.
Por isso, a nossa vida é regida por leis.
A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem impacto direto em nosso dia a dia, principalmente nas relações comerciais e de consumo entre empresa e público alvo, que cresce a cada dia mais com a internet e a globalização, que mudaram o modo das pessoas usarem suas informações particulares.
Muitas empresas utilizam dados pessoais de clientes para traçar o perfil de seus usuários e entregar uma comunicação que alcance cada vez mais potenciais consumidores para o seu produto e/ou serviço. Com isso, as organizações terão de solicitar o consentimento da pessoa para utilização de seus dados, e esclarecer com o que e como utilizará os dados, possibilitando ao consumidor o direito fundamental de sua privacidade de informações.
Com isso, as empresas deverão adaptar seu modo de agir perante a captação de dados, por meio dos Termos de Uso que deixem de forma explícita e transparente qual o propósito e como essas informações serão processadas e sua finalidade. Além disso, esse acordo pode ser cancelado a qualquer momento por parte da pessoa que forneceu os dados, logo, a organização terá obrigatoriedade de excluir as informações de seu banco.
Além disto, a empresa se torna integralmente responsável pela garantia de segurança dos dados, e caso ocorra algum vazamento, deverá comunicar ao usuário que teve suas informações expostas de forma imediata, com o risco de haver algumas sanções.