O mapa da empatia é um dos processos para entender melhor o seu negócio e público alvo e te ajudar a ter discurso e produto adequado
O mapa da empatia é uma tática do marketing para te ajudar a entender se seu serviço tem fit com o público que você imagina que irá querer consumir sua empresa. O que pode ser decisivo para qualquer negócio/ empresa.
Nada mais é do que você entender o que motiva, quais são as dores, sonhos e desejos do seu público-alvo. O mapa é composto de seis etapas, guiadas por sete perguntas, que irá nos ajudar a compreender o universo que envolve o seu cliente ideal.
Perguntas e respostas para fazer o mapa da empatia
Para montar o perfil do seu cliente e entender o comportamento dele, te ajudando assim você a entender por quais canais seu marketing funcionará melhor. Vamos às perguntas:
1 – O que ele/ela vê? Que programas de TV, séries, redes sociais, sites, portais, jornais essa pessoa costuma assistir, observar, se interessar? Aqui é preciso pensar em tudo que acontece diante dos olhos dessa pessoa. Se ele segue alguns influenciadores, pessoas importantes, isso também é relevante.
2 – O que ele/ela pensa? Por que tipo de momento essa pessoa está passando ao procurar seu serviço ou produto? Existem negócios específicos para pessoas desempregadas, por exemplo. Então entender o que essa pessoa está sentindo, pensando, como ela vê o futuro pode ser de muita ajuda.
3 – O que ele/ela ouve? Quem fala com essa pessoa, canais, influenciadores? Escuta rádio, podcasts? Quem recomenda coisas para ele, com quem ele conversa? Também ajuda muito a determinar por quais canais você vai se conectar com seu cliente.
4 – O que ele/ela fala? Que tipo de mensagens, bandeiras, assuntos essa pessoa costuma transmitir, conversar, etc. Quais são os valores que ela carrega nessa fala? Ela faz o que fala? Assim você saberá o perfil da sua comunicação, e que tipo de discurso irá usar. Assim sua empresa pode usar dos mesmos valores e gerar maior empatia. O famoso falar a mesma língua.
5 – O que ele faz? Quais são as atividades do dia-a-dia, como é a vida dessa pessoa? Gosta de esportes ou é mais caseiro? Passa muito tempo no trânsito? É estudante? Todos esses detalhes também podem te ajudar a criar empatia com seu público. Quanto mais informações melhor.
6 – Quais são as dores? Que problemas, insatisfações essa pessoa tem? Caso seu serviço ajude alguém a se profissionalizar, a estar mais perto de um sonho, é importante entender o que incomoda seu público.
7 – Quais são as necessidades e desejos? O que essa pessoa quer, almeja? O que a faz feliz? O que é sucesso para ela? Entendendo os objetivos de vida de uma pessoa, você consegue entender como agregar e vender um serviço e produto.
Momento
Quando traçamos o mapa da empatia é fundamental que se atente ao momento que se imagina a persona. Como seres humanos passamos por diferentes dificuldades, desejos, fases, então nossos momentos mudam muito.
Faça pesquisas
O ideal é que você acompanhe muito de perto seus primeiros clientes para entender mais a fundo como seu serviço/ produto está indo. Com pesquisas, telefonemas, essa aproximação pode-se ir aprimorando seu negócio.
O início de uma empresa é crucial para definir quais rumos e quanto tempo seu negócio pode durar. Conheça mais dicas e evite erros.