Quantos anos você levou para surgir do dia para a noite?

No mundo acelerado em que vivemos, é comum sentir uma pressão constante para alcançar resultados imediatos em todos os campos da vida. Parece que todos estão correndo em direção a algum objetivo, mas a paciência virou virtude. Um dos muitos conselhos atribuídos a Clarice Lispector é que a direção é mais importante que a velocidade. E realmente é isso! Antes de embarcar em qualquer desafio, é vital ter uma compreensão clara do por quê estamos fazendo isso. Esta é a pedra fundamental que sustenta toda a jornada. Se não soubermos o motivo pelo qual estamos nos movendo na direção que escolhemos, é fácil perder o foco quando os obstáculos surgirem.

Estamos numa época em que tudo é exposto, e o importante é evitar cair na armadilha de comparar nossos progressos com os dos outros. Nas redes sociais, por exemplo, é fácil ser enganado pelas “vidas perfeitas” que são apresentadas. Muitos recorrem a truques e aparências para criar a ilusão de êxito e conhecimento. No entanto, sabemos que o verdadeiro sucesso não acontece da noite para o dia. É como ironizou um jornalista durante uma entrevista com um artista renomado: “Quantos anos você levou para surgir do dia para a noite?”.

O sucesso aparentemente instantâneo é, na verdade, o resultado de anos de trabalho árduo e dedicação nos bastidores. Nós, seres humanos, temos um grande problema quando se trata de esperar para alcançar resultados e atingir objetivos. Não gostamos de respeitar o tempo, adoramos julgar o jardim alheio sem olhar o suor do outro.

Querendo ou não, muitas coisas precisam de etapas para evoluírem. E isso leva tempo. Não é instantâneo! O processo de crescimento é essencial. E quando o resultado não surge de forma rápida ou que a realidade não é bem assim, surge a frustração, desapontamento, desânimo e a desistência de trilhar os caminhos. Você desistiria? Eu não desisti, há 14 anos não desisto!

Portanto, antes de nos lançarmos em busca de nossos sonhos e objetivos, devemos dedicar tempo para refletir sobre nossas motivações e entender o destino que desejamos alcançar. Ao fazer isso, estabelecemos uma base sólida que nos guiará, mesmo quando o caminho parecer longo e desafiador.

Um dia desses, uma amiga disse: “Para aquele jardim bonito tem adubo na terra. O adubo não é cheiroso”. E essa é a realidade: existe muita coisa para que uma flor possa surgir!

Lembre-se: a jornada pode ser tão gratificante quanto a chegada ao destino, desde que saibamos para onde estamos indo e por que estamos indo lá.

Por Renata Galvão

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe esse conhecimento

Artigos relacionados

Outros artigos